O QUE É UM HOSTEL?

30 março, 2016 | Nenhum comentário

Talvez você nunca tenha escutado essa palavra, mas Hostel é o nome internacionalizado para albergue. Conhecidos por oferecerem acomodações mais econômicas e um ambiente mais descontraído, os Hostels possuem principalmente quartos coletivos, mas em muitos deles você pode encontrar quartos privativos. A ideia foi criada em 1912 por um professor alemão, como uma alternativa para as viagens de campo de seus alunos e virou moda no mundo todo. O primeiro hostel da história, localizado em Altena, na Alemanha, com seu estilo de castelo medieval, funciona até hoje!

Por que ficar em um?

As vantagens de se hospedar em um Hostel são várias. Entre elas, está o preço mais acessível e a oportunidade para conhecer pessoas que podem lhe render boas e longas amizades. Se hospedar em um Hostel é prática popular entre viajantes, principalmente aqueles que viajam sozinhos e vêem nisso uma ótima chance para se socializarem e pegarem dicas sobre a cidade. Esse tipo de hospedagem também conta com uma cozinha coletiva, na qual você pode preparar suas próprias refeições bem como guardar alimentos na geladeira, reduzindo ainda mais seus custos. Muitos Hostels também possuem uma área social, em que você pode interagir com os outros hóspedes, ou mesmo um bar, para aproveitar as festas ou jogar uma sinuca. Alguns têm piscina, biblioteca, enfim! Tudo depende de cada um, mas você irá encontrar neles uma variedade de serviços e staffs prontos para te ajudar.

O que esperar de um Hostel e como se comportar?

Como mencionado acima, os Hostels são acomodações coletivas. A ideia da hospedagem é ser mais descontraída e no estilo “Self-service”, ou seja, se utilizou a cozinha ou qualquer utensílio dela, lave; mantenha suas coisas organizadas; deixe o espaço que você utilizou limpo. Também é imprescindível cumprir regras básicas do convívio social como: não assistir TV tarde com o volume alto; se acordar cedo demais, tentar não fazer muito barulho ou acender a luz; não deixar suas coisas espalhadas pelos espaços etc. Não é necessário estipular regras estritas, somente o bom senso e o respeito são suficientes. É claro que nem sempre todos os hóspedes se comportam assim, portanto, é de se esperar que uma vez ou outra você encontre algum sem noção. Além disso, como você compartilha o quarto com outras pessoas, é normal se sentir inseguro quanto aos seus pertences. Por isso, os Hostels oferecem também um cofre individual no qual você pode deixar seus objetos de valor e sair para curtir tranquilo.

Afinal, devo me hospedar?

Se você é uma pessoa que preza pelo conforto máximo e pela privacidade acima de tudo, se hospede em um Hotel, pois você pode se frustrar. Mas se está aberto a abrir mão de um pouco disso, se jogue sem pensar! A experiência vai te contagiar e fazer você querer se hospedar sempre em um. Os Hostels são muito populares no exterior, e agora estão se tornando bem populares por aqui também. Muitas pessoas e famílias têm deixado os Hotéis de lado porque amaram ficar em um Hostel. O clima descontraído vai deixar sua hospedagem com mais calor humano e diversão. Lembre- se de pesquisar bem sobre onde irá ficar: localização, limpeza e etc. Procure também ler algumas avaliações de quem já se hospedou para não se decepcionar. Faça sua reserva e boa viagem!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *